UNICEF lança jogo Right Runner para inspirar jogadores a agir sobre os direitos da criança

Right Runner é um jogo mobile lançado com o objectivo de inspirar, informar e capacitar as crianças e jovens sobre os seus direitos. O jogo foi lançado hoje, data em que se comemora o Dia Mundial da Criança e os 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança, o tratado de direitos humanos mais amplamente ratificado na história.

Nas últimas três décadas, a Convenção alcançou imenso progresso para as crianças. No entanto, muitas crianças, muitas vezes as mais vulneráveis, ainda estão a sentir o seu impacto. Todas as crianças e jovens têm direitos, não importa onde morem ou quem sejam. A América Latina e as Caraíbas são ainda uma das regiões mais desiguais do mundo, onde persistem barreiras para muitas meninas e meninos desfavorecidos e excluídos, impedindo-os de aceder a serviços e protecção social.

A forma mais memorável que crianças e jovens podem aprender sobre os seus direitos é a brincar”, disse Bernt Aasen, director regional da UNICEF para a América Latina e Caraíbas. “Trinta anos após a adopção da Convenção sobre os Direitos da Criança, esta nova aplicação móvel fornece às crianças e jovens uma ferramenta divertida, inovadora e interactiva para capacitá-los a tornarem-se agentes da mudança em questões que os afectam.

O jogo, criado em colaboração entre a UNICEF, os estúdios Nexus e jovens da América Latina e das Caraíbas, é apresentado num formato de corrida sem fim com cinco níveis. Cada nível concentra-se num direito diferente, incluindo o direito de brincar, aprender, viver num ambiente limpo e seguro, viver livre de violência e ser ouvido, todos detalhados na Convenção. O jogo está disponível para download gratuito na Apple Store e no Google Play.

Right Runner leva o jogador a andar de skate por uma cidade velha cheia de obstáculos, ir à escola, correr em segurança durante inundações extremas, pular e deslizar numa cidade perigosa, antes de subir ao topo de uma montanha para o nível final, que utiliza a própria voz do jogador. Para que os jogadores reivindiquem e defendam os seus direitos, os personagens devem superar barreiras e envolver-se com outros personagens no jogo ao longo do caminho. A jogabilidade decorre em países da América Latina e das Caraíbas.

Right Runner
Right Runner
Editora: UNICEFLAC
Preço: Grátis
‎Right Runner
‎Right Runner

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis.

Ver todos os posts de Paulo Miranda →