Queres tirar a selfie perfeita? A Wiko dá-te uma ajuda

As fotografias de autorretrato, mais conhecidas por selfies, são algumas das mais frequentes no Instagram e Facebook. No Instagram, estão publicadas mais de 408 milhões de fotografias com a hashtag #me e #selfie por jovens, que utilizam esta rede social para comunicar com amigos, conhecidos e familiares, mas também para criar e divulgar conteúdos próprios. Em Portugal, segundo uma sondagem publicada no Expresso, mais de 3,3% dos portugueses tem uma selfie com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa – as denominadas “Marcelfies” –, e mais: a adicionar a esses, 52% desejava conseguir uma fotografia com ele!

Se as selfies são a tua praia, mas por vezes achas que não ficam tão boas como idealizaste, a WIKO, empresa europeia de smartphones, traz-te 4 dicas infalíveis para pertenceres à realeza das redes sociais.

Procura o teu melhor ângulo
O enquadramento importa e, na maioria das vezes, faz toda a diferença. Deves tirar as tuas selfies num ângulo ligeiramente inclinado, de cima para baixo – queremos evitar o duplo queixo, certo? Tem como referência colocar a base do smartphone na linha dos olhos, pois desta forma conseguirás apanhar o fundo que queres, ao contrário do que aconteceria se estivesse muito alto, em que só se veria o chão.

Escolhe bem o local
O fundo da tua selfie deve reflectir bem o momento e a mensagem que queres partilhar, por isso não tenhas pressa em escolher. Além disso, deves ter atenção à existência de sombras na cara: ou fica toda à sombra, ou fica toda ao sol – mas atenção! A sobre-exposição à luz directa do sol pode obrigar a expressões como testas franzidas ou olhos semicerrados, o que deves evitar a todo o custo.

Sorri
Pode parecer óbvio, mas quantas selfies já viste de pessoas que parecem demasiado sérias ou carrancudas? Um sorriso vai tornar a tua imagem mais atraente, além de que realçará a tua simpatia e transportará esse sentimento para quem vê a fotografia – as hipóteses de fidelização tornam-se muito maiores.

Evita selfies básicas
Aquela fotografia da pessoa a olhar para a câmara, quieta, a sorrir, já não é novidade. Porque não optar por um registo mais ousado? A mexer no cabelo, a beber a bebida preferida, a ler um livro ou até a comer. O limite está na imaginação! Mas sempre dentro dos parâmetros de segurança, sim?

As selfies estão no dia a dia de imensos jovens, e há mais uma dica da qual não te podes esquecer: os filtros e a edição. O View3 da WIKO, por exemplo, oferece uma câmara frontal de 8MP com funcionalidades de inteligência artificial que analisam o cenário e o ambiente e ajustam todas as configurações para optimizar a imagem. Além disso, conta com os modos de Artistic Blur, Portrait, FaceBeauty e LiveFilter que, desde desfoques maravilhosos a filtros engraçados, garante as melhores selfies de sempre.

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis.

Ver todos os posts de Paulo Miranda →