[App do dia] WasteApp, a aplicação que o ajuda a separar o lixo para reciclagem

A rubrica “App do Dia” pretende dar a conhecer aplicações e jogos que achamos merecedores de serem experimentados. Como não queremos que gastem dinheiro a experimentar as nossas sugestões, tentaremos sempre que as mesmas sejam gratuitas, ou seja, não terem que pagar nada para fazer o download para os vossos equipamentos. Espero que gostem das nossas sugestões, e envie-nos as vossas que, se acharmos interessantes, iremos partilhar.

A sugestão de hoje é… WasteApp

WasteApp é uma aplicação da Quercus, criada em parceria com a Fundação Vodafone Portugal, e tem como objectivo ajudar a separar melhor o lixo. Todos os dias cada Português produz uma média de 1,32 kg de lixo, contribuindo para uma produção anual de 4,75 milhões de toneladas de resíduos urbanos para os quais temos que dar um destino. A diversidade de materiais, embalagens e equipamentos que possuímos em casa, compostos por uma gama muito variada de componentes, dificulta a nossa decisão quando eles se transformam em “lixo” e os queremos encaminhar para reciclagem.

Aliás, essa tarefa difícil reflecte-se nos números, apenas 16,5% do total de resíduos produzidos em Portugal são encaminhados para os ecopontos, valor muito baixo que vai dificultar a tarefa de separar os diversos materiais e encaminhá-los para reciclagem o que se vai reflectir na taxa de tratamento do lixo, ou seja quanto menos separarmos mais pagamos.

Posto isto, a nossa realidade actual é uma necessidade de tratar 83,5% de resíduos todos misturados, dos quais temos que retirar materiais para reciclar e valorizar, tendo à nossa frente uma meta de reciclagem de 50%, até 2022. É uma tarefa quase impossível porque actualmente a nossa reciclagem está na ordem dos 38%. No futuro esperam-nos metas ainda mais ambiciosas. Em 2035, temos que reduzir a deposição em aterro de 32% para apenas 10% e aumentar a reciclagem para 65%.

Sabemos que separar o lixo em casa é uma tarefa árdua, dada a variedade de detritos com diferentes destinos. Muitos, não devem ser colocados nos ecopontos e por vezes não é fácil perceber quais estão ou não abrangidos por este sistema. Outros fluxos de resíduos têm sido desenvolvidos em Portugal por forma a dar um destino adequado a diversos resíduos, mas essa informação não está por vezes acessível ao cidadão.

A Quercus quer ajudar todos os Portugueses nesta tarefa, juntos podemos aumentar as taxas de reciclagem e reduzir o nosso impacte no planeta. A WasteApp ajuda-o a separar o lixo e a encontrar o destino correto para uma vasta gama de resíduos urbanos produzidos.

A aplicação permite pesquisar os destinos mais próximos duma grande variedade de resíduos separados por cerca de 50 tipologias de resíduos diferentes. A aplicação é muito fácil de utilizar e permite encontrar rapidamente o local mais próximo da sua localização onde entregar o lixo que possui em casa. Poderá ainda esclarecer as dúvidas que tem sobre os resíduos que deve ou não colocar no ecoponto e nos diversos fluxos de resíduos que existem em Portugal.

WasteApp
WasteApp
Preço: Grátis
‎WasteApp
‎WasteApp
Preço: Grátis
  • ‎WasteApp Screenshot
  • ‎WasteApp Screenshot
  • ‎WasteApp Screenshot
  • ‎WasteApp Screenshot
  • ‎WasteApp Screenshot
  • ‎WasteApp Screenshot
  • ‎WasteApp Screenshot
  • ‎WasteApp Screenshot

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis.

Ver todos os posts de Paulo Miranda →