Nintendo comemora hoje 130 anos

Foi há exactamente 130 anos, a 23 de Setembro de 1889, que Fusajiro Yamauchi fundou a Nintendo que começou por criar jogos de cartas, mudando o seu foco ao longo dos anos para os mais variados serviços, como alimentação e hotelaria, até os anos 70, quando a empresa começou a trabalhar no mercado dos videojogos, alcançando o sucesso uma década depois com Donkey Kong, criado por Shigeru Miyamoto. Foi o início de um período de muito sucesso. A empresa lançou várias consolas e consolas portáteis, criando um império no valor de vários milhares de milhões de dólares.

A empresa começou a lidar com consolas de jogos ainda nos anos 70, tendo distribuído vários modelos antes de produzir e comercializar os seus próprios equipamentos, em 1983 com o lançamento da NES. Muitas outras consolas foram lançadas posteriormente, desde o Game Boy, a Nintendo DS, a Wii e mais recentemente a Switch e a Switch Lite, lançada hoje.

Parabéns, Nintendo, que continues connosco por muitos mais anos.

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis.

Ver todos os posts de Paulo Miranda →