Xiaomi apresentou o Mi A3, um dispositivo Android One com uma câmara tripla

Foi hoje durante um evento em Espanha que a chinesa Xiaomi apresentou o seu mais recente smartphone, o Xiaomi Mi A3. Trata-se de mais um dispositivo Android One e que vem munido de características bastante interessantes para o preço.

Com peso de 173,8 gramas e espessura de 8.475 milímetros, o Mi A3 vem munido de um processador Qualcomm Snapdragon 665, que oferece um desempenho mais suave, velocidades mais rápidas e recursos avançados de inteligência artificial. Em termos de memória, o equipamento traz 4GB de RAM e 64GB de armazenamento interno na versão base ou 128GB na versão topo. Em ambas as versões é possível expandir a memória através de um cartão microSD de até 128 GB. A bateria é de 4030 mAh e permite carregamento rápido de 18W.

Esteticamente o dispositivo apresenta novidades em relação ao seu antecessor, com a principal a ser ao nível do ecrã, um AMOLED com 6 polegadas e uma resolução de 1560 x 720 pixeis, e também à existência de um notch em forma de gota para acomodar a câmara frontal, uma solução sempre controversa, mas compreensível num design mais minimalista.

Outro dos destaques do novo dispositivo é a tripla câmara traseira composta de de um sensor principal de 48 megapixels com uma abertura focal de f/1.8, um grande angular de 8 megapixels (f/2.2) e uma pequena lente telefoto de 2 megapixels (f/2.4), para gerir a profundidade ao fotografar no modo retrato.

O Mi A3 possui ainda algoritmos de inteligência artificial para melhorar algumas funcionalidades. O smartphone utiliza um sensor IA de 32 megapixels na câmara frontal que une quatro pixeis para formar outros maiores de 1,6 mícron, permitindo assim capturar mais detalhes em condições de pouca luz. A solução escolhida para gerir a segurança é confiada a um sensor de impressão digital que, pela primeira vez na gama, é implementada directamente sob o ecrã, seguindo assim os passos de outros dispositivos do catálogo da marca.

O equipamento apresenta ainda outros recursos interessantes, como o chamado “palm shutter”, pelo qual os utilizadores podem activar um temporizador com um simples gesto, evitando assim que a câmara se mova quando se pressiona o botão do obturador.

O Xiaomi Mi A3 estarà à venda a partir de 24 deste mês por um preço de €249 em três variantes de cor.

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis.

Ver todos os posts de Paulo Miranda →