Conheça os principais jogos e aplicações do segundo trimestre deste ano

A Sensor Tower revelou os seus dados estatísticos relativos ao segundo trimestre do ano. Os downloads globais de aplicações totalizaram 28,7 mil milhões no segundo trimestre de 2019, um aumento de 11,5% em relação ao ano anterior.

Em termos de receitas, a aplicação de encontros Tinder foi a que gerou maior receita em todo o pelo segundo trimestre consecutivo, ultrapassando a Netflix e três outras aplicações SVOD – YouTube , Tencent Video e iQIYI.

Gráfico que mostra os aplicativos iOS e Google Play mais lucrativos do mundo para o segundo trimestre de 2019

Nos downloads a lista é bem diferente, com o Facebook a dominar novamente com quatro das cinco aplicações mais instaladas. O “outsider” é a aplicação TikTok, que caiu uma posição para o quarto lugar no segundo trimestre, com o Facebook a regressar aos três primeiros. A liderança continua a pertencer ao WhatsApp.

Gráfico que mostra os aplicativos iOS e Google Play mais baixados do mundo para o segundo trimestre de 2019

No referente aos jogos, PUBG Mobile, da Tencent, disparou o gráfico de receita dos jogos no último trimestre devido ao seu rebranding como Game for Peace na China, que trouxe mudanças que permitiram que o título de battle royale fosse monetizado lá pela primeira vez. A Tencent também teve sucesso com Perfect World, um título de RPG para o mercado chinês que foi lançado durante o segundo trimestre e ficou em 7º lugar na receita geral de jogos, numa tabela que continua a ser liderada por Honor of Kings.

Gráfico que mostra os jogos iOS e Google Play mais lucrativos do mundo para o segundo trimestre de 2019

Os títulos casuais continuaram a dominar o top de downloads de jogos para smartphones no último trimestre, somando sete dos dez títulos mais instalados. Stack Ball, da Azur Interactive, lidera a tabela, seguido de Run Race 3D e Garena Free Fire.

Gráfico mostrando os jogos iOS e Google Play mais baixados do mundo no primeiro trimestre de 2019

Devido ao contínuo sucesso do seu jogo Honor of Kings e da popular aplicação de SVOD, Tencent Video, a Tencent continuou como a maior editora de aplicações mobile do trimestre. A IAC Mobile, proprietária do Tinder, foi a única editora de aplicações que não são jogos a marcar presença no top 10.

Gráfico que mostra os editores iOS e Google Play mais lucrativos do mundo para o segundo trimestre de 2019

Em termos de downloads, o Facebook ficou em primeiro lugar entre todas as editoras, à frente do Google, em segundo lugar. Juntamente com o ByteDance, são as únicas editoras no top 10 de downloads que não desenvolvem jogos mobile.

Gráfico mostrando os editores iOS e Google Play mais baixados do mundo para o segundo trimestre de 2019

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis.

Ver todos os posts de Paulo Miranda →