Xiaomi e OPPO mostram primeiros testes de equipamentos com câmara integrada sob o ecrã

O objectivo de obter um smartphone de ecrã total, ou seja, que a parte frontal seja só e apenas o ecrã do equipamento, está cada vez mais próximo. Ao longo dos últimos anos temos visto como os fabricantes conseguiram reduzir o rebordo, especialmente a zona da câmara frontal graças à utilização de pequenos notch em forma de gota e, mais recentemente, a câmaras retrateis, um mecanismo que vimos pela primeira vez no Vivo NEX e que cada vez mais marcas estão a utilizar.

No entanto, a Xiaomi e a OPPO deram um passo em frente e acabam de mostrar dois smartphones cuja câmara está integrada no ecrã. Isto é algo já falado e inclusive patenteado por alguns, mas a verdade é que ainda não se tinha visto nada parecido em acção.

A OPPO foi a primeira a mostrar um vídeo, de apenas 15 segundos, na sua conta do Twitter. Não se sabe qual o equipamento em causa, mas é facilmente visível que o mesmo não tem qualquer tipo de notch ou buraco para a câmara. Ao abrir a aplicação da câmara, surge uma faixa preta horizontal na parte superior do equipamento, local onde estará a lente/sensor.

A acompanhar o vídeo, a OPPO acompanha o tweet com o texto: “Para aqueles que estão à procura da experiência de ecrã perfeita e sem notch, prepare-se para ficar surpreendidos. Você está a ver a nossa tecnologia de câmara sob o ecrã pela primeira vez.”

Pois, apenas alguns minutos depois da OPPO mostrar o seu vídeo, a Xiaomi fez exactamente o mesmo na rede chinesa Weibo, um vídeo a mostrar exactamente a mesma coisa. Referir que que o fabricante patenteou esta tecnologia no passado mês de Novembro, mostrando-a agora, pela primeira vez, em pleno funcionamento.

A marca indica que o teste a esta tecnologia foi realizado num Xiaomi Mi 9 modificado e que na área destinada à câmara frontal há uma parte transparente com baixa reflexão que mostra o conteúdo de ecrã quando não se está a utilizar a câmara. Ou seja, se a aplicação da câmara não estiver em uso o ecrã mostrará o conteúdo como no restante do painel frontal e, quando activada, ficará transparente.

Estas demonstrações indicam que esta tecnologia esta irá surgir muito em breve, e será de certeza algo que será utilizado por todos os fabricantes. É claro que estas demonstrações da OPPO e Xiaomi não mostram a fotografia obtida, por isso não se sabe a qualidade que oferecem. Como tal, resta esperar para saber se isto será algo que surgirá no mercado ainda este ano.

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os aspectos relacionados com as telecomunicações móveis.

Ver todos os posts de Paulo Miranda →