Xiaomi e OPPO mostram primeiros testes de equipamentos com câmara integrada sob o ecrã

O objectivo de obter um smartphone de ecrã total, ou seja, que a parte frontal seja só e apenas o ecrã do equipamento, está cada vez mais próximo. Ao longo dos últimos anos temos visto como os fabricantes conseguiram reduzir o rebordo, especialmente a zona da câmara frontal graças à utilização de pequenos notch em forma de gota e, mais recentemente, a câmaras retrateis, um mecanismo que vimos pela primeira vez no Vivo NEX e que cada vez mais marcas estão a utilizar.

No entanto, a Xiaomi e a OPPO deram um passo em frente e acabam de mostrar dois smartphones cuja câmara está integrada no ecrã. Isto é algo já falado e inclusive patenteado por alguns, mas a verdade é que ainda não se tinha visto nada parecido em acção.

A OPPO foi a primeira a mostrar um vídeo, de apenas 15 segundos, na sua conta do Twitter. Não se sabe qual o equipamento em causa, mas é facilmente visível que o mesmo não tem qualquer tipo de notch ou buraco para a câmara. Ao abrir a aplicação da câmara, surge uma faixa preta horizontal na parte superior do equipamento, local onde estará a lente/sensor.

A acompanhar o vídeo, a OPPO acompanha o tweet com o texto: “Para aqueles que estão à procura da experiência de ecrã perfeita e sem notch, prepare-se para ficar surpreendidos. Você está a ver a nossa tecnologia de câmara sob o ecrã pela primeira vez.”

Pois, apenas alguns minutos depois da OPPO mostrar o seu vídeo, a Xiaomi fez exactamente o mesmo na rede chinesa Weibo, um vídeo a mostrar exactamente a mesma coisa. Referir que que o fabricante patenteou esta tecnologia no passado mês de Novembro, mostrando-a agora, pela primeira vez, em pleno funcionamento.

A marca indica que o teste a esta tecnologia foi realizado num Xiaomi Mi 9 modificado e que na área destinada à câmara frontal há uma parte transparente com baixa reflexão que mostra o conteúdo de ecrã quando não se está a utilizar a câmara. Ou seja, se a aplicação da câmara não estiver em uso o ecrã mostrará o conteúdo como no restante do painel frontal e, quando activada, ficará transparente.

Estas demonstrações indicam que esta tecnologia esta irá surgir muito em breve, e será de certeza algo que será utilizado por todos os fabricantes. É claro que estas demonstrações da OPPO e Xiaomi não mostram a fotografia obtida, por isso não se sabe a qualidade que oferecem. Como tal, resta esperar para saber se isto será algo que surgirá no mercado ainda este ano.

Partilhe este artigo:

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis. Facebook | LinkedIn

Ver todos os posts de Paulo Miranda →