WWDC 2019: conheça as novidades apresentadas ontem pela Apple

Realizou-se ontem a edição deste ano do Worldwide Developers Conference (WWDC), evento onde a Apple revela as suas novidades em termos de software e tudo o que tenha impacto no desenvolvimento de aplicações. Foram diversas as novidades, aqui ficam as principais.

watchOS 6
Tim Cook começou o evento focando-se no watch OS 6 que trará diversas novidades para o Apple Watch, como novas watchfaces (mostradores) personalizáveis e que apresentam mais informação. Para além das apps autónomas, o Apple Watch terá finalmente uma loja de aplicações própria que apresentará apenas as apps suportadas, algumas das quais já sem dependência do iPhone.

Apple irá também disponibilizar várias aplicações triviais, como a calculadora, suporte para livros áudio e lembretes de voz, para além de duas novas aplicações focadas na saúde, uma que monitoriza o ciclo menstrual das mulheres e outra que avalia o nível de ruído ao redor do utilizador.

tvOS
A nova versão do tvOS traz algumas novidades como suporte para múltiplos utilizadores, suporte para comandos Xbox e PS4, para além da reorganização do interface da Apple TV com o objectivo de tornar mais fácil e intuitivo o acesso aos conteúdos.

iOS 13
Muitas expectativas existiam sobre quais seriam as novidades no iOS, começando com algo já expectável, a introdução do Dark Mode, que será transversal a todas as aplicações da Apple e que permitirá uma melhor gestão da bateria. Outra das novidades foi a nova forma de utilização do teclado, com a escrita a poder ser realizada por swipe, ou seja, fazendo deslizar o dedo pelo teclado.

A segurança é sempre um tema vital para a Apple, que introduz agora o Sign in with Apple, algo que virá competir com a Google e Facebook, e que permitirá que os utilizadores possam autenticar-se em diversos serviços podendo, inclusive, utilizar um e-mail próprio criado para o efeito.

O iOS 13 estará disponível para as versões dos iPhone 6S e posteriores.

iPad OS
Talvez a grande novidade foi a apresentação do sistema operativo dedicado para os iPad. Com o iPad OS os utilizadores poderão personalizar os seus desktops, permitindo ainda utilizar o equipamento como um verdadeiro computador, como o melhoramento da função de multi-tarefa induz. O Safari também sofreu melhorias funcionando como um browser de desktop.

macOS
Catalina é a nova versão do sistema operativo para Macs, que introduz melhorias ao nível da segurança, como a funcionalidade Find My que permite localizar o equipamento, e o Activation Lock que inviabiliza que o Mac possa ser utilizado sem permissão.
Outra das novidades foi a eliminação do iTunes que dará lugar a três apps diferentes para música, podcasts e TV.

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis.

Ver todos os posts de Paulo Miranda →