O serviço de pagamentos Apple Pay já está disponível em Portugal

O serviço Apple Pay já está disponível em Portugal desde hoje, permitindo aos utilizadores usarem os dispositivos Apple, como o iPhone, iPad, Apple Watch ou Mac, para realizarem pagamentos em sites ou lojas físicas. O lançamento em Portugal foi coordenado pela Mastercard e está disponível através da app do Crédito Agrícola e nos bancos digitais Revolut, N26 e Monese.

Graças ao Apple Pay, os clientes podem fazer as suas compras em lojas, apps ou websites através do iPhone, Apple Watch, iPad ou Mac. O Apple Pay passa agora a estar disponível aos detentores de cartões MasterCard em Portugal, Bulgária, Croácia, Chipre, Estónia, Grécia, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Malta, Roménia, Eslováquia e Eslovénia”, informa a Mastercard.

A Visa também anunciou que “os titulares de conta em Portugal vão poder usar o Apple Pay no seguimento da expansão do serviço em 13 países europeus. O Apple Pay funciona no mesmo sistema Contactless que os consumidores já utilizam quando aproximam os seus cartões de débito ou crédito no crescendo número de terminais de pagamento que aceitam a tecnologia Contactless em Portugal. A introdução do Apple Pay em Portugal, combinada com a tecnologia de tokenização da Visa, irá transformar o modo como os consumidores efectuam pagamentos em Portugal“, refere Paula Antunes da Costa, Country Manager da Visa em Portugal.

Segundo a Apple, com um iPhone e um Apple Watch, os consumidores podem pagar com o Apple Pay em lojas, restaurantes, táxis, vending machines e em muitos outros locais. Cada compra com o Apple Pay é autenticada com um deslizar do dedo ou um simples olhar para o dispositivo, através do Face ID [reconhecimento facial] ou do Touch ID [impressão digital], ou, então, através da password ou do pin do equipamento.

A Apple adianta ainda que o Apple Pay utiliza um número específico para o dispositivo e um código de transacção único. Desta forma, o número do cartão nunca é armazenado no dispositivo nem nos servidores da Apple. E quando faz o pagamento, os números do cartão nunca são partilhados pela Apple com os comerciantes. Adicionalmente, ao pagar com um cartão de débito ou pré‑pago, o Apple Pay não mantém informações das transacções que possam ser associadas ao cliente.

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis.

Ver todos os posts de Paulo Miranda →