Projecto combina novas tecnologias com arte e uma aplicação de realidade aumentada

A NextReality desenvolveu uma aplicação de realidade aumentada para o novo projecto de Leonel Moura. O artista português tem desde o último dia 13 de Junho 17 esculturas de realidade aumentada espalhadas pela área da Grande Lisboa.

O projecto visa combinar arte com novas tecnologias e está materializado em esculturas com formas de vírus ou pequenos organismos concebidas através de um algoritmo especialmente desenvolvido para esta iniciativa. Com a App LisboaViral, o utilizador pode recorrer ao smartphone para ver animações em realidade aumentada das esculturas presentes em locais emblemáticos como a Torre de Belém, o Palácio de Belém, a Praça do Comércio, o Chiado, o Rossio, o Cais do Sodré, o Bairro Alto, Alfama, a Estação do Oriente, a Boca do Inferno (Cascais), o Palácio de Sintra, a Praia dos Pescadores (Ericeira), o Cabo Espichel (Sesimbra) e o Palácio de Mafra.

A aplicação desenvolvida pela NextReality está disponível gratuitamente para equipamentos Android e iOS, e, depois de instalada, revela a localização das esculturas de Leonel Moura e dá a conhecer o ponto onde o utilizador se encontra no momento. Para ver as animações de realidade aumentada, basta dirigir-se ao local das instalações de Leonel Moura e procurar as esculturas que só são visíveis através a câmara do equipamento móvel. A aplicação disponibiliza então a animação destes vírus no ecrã do smartphone ou do tablet.

Inédita em Portugal e um dos primeiros projectos deste género no mundo, esta exposição de realidade aumentada tem o apoio do Turismo de Lisboa e vai estar disponível durante 2019.

Lisboa Viral
Lisboa Viral
Preço: Grátis
Lisboa Viral
Lisboa Viral
Preço: Grátis
  • Lisboa Viral Screenshot
  • Lisboa Viral Screenshot
  • Lisboa Viral Screenshot
  • Lisboa Viral Screenshot
  • Lisboa Viral Screenshot
  • Lisboa Viral Screenshot
  • Lisboa Viral Screenshot

Fonte: Press release

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis.

Ver todos os posts de Paulo Miranda →