Mercado de jogos mobile é o mais rentável da indústria em 2019

Segundo o mais recente relatório da Newzoo, o segmento de jogos mobile é o mais rentável da indústria de videojogos em 2019. De acordo com as previsões indicadas, o mercado dos jogos para smartphones e tablets vai gerar receitas na ordem dos 68,5 mil milhões de dólares, valor que representa 45% do total da indústria. As consolas seguem em segundo, com 32% do mercado e receitas de 47,9 mil milhões de dólares e os jogos para PC em terceiro com 35,7 mil milhões de dólares e 23% de quota de mercado.

Newzoo 2019 Global Games Market per Segment

No global, existem 2,5 mil milhões de jogadores que irão gerar receitas na ordem dos 152,1 mil milhões de dólares em 2019, um incremento de 9,6% em relação aos valores registados no ano passado. Todos os segmentos irão crescer, com as consolas a liderar com um aumento de 13,4%, seguindo do mobile com 10,2% e por fim do PC com apenas 4%.

Este relatório teve como base uma pesquisa realizada a mais de 62 mil pessoas de 30 países diferentes entre os meses de Fevereiro e Março deste ano.

O relatório indica ainda que os EUA serão o maior mercado de jogos do mundo, com uma receita de 36,9 mil milhões de dólares, seguido de perto pela China 36,5 mil milhões de dólares e depois pelo Japão com 19 mil milhões. Juntos, os EUA e a China representam 48% do total de receitas mundiais da indústria de videojogos. No que se refere aos mercados de língua portuguesa, e sendo o Brasil o maior deles, é óbvio que seja o melhor classificado, mais concretamente o 14º a nível mundial com receitas na ordem dos 1,6 mil milhões de dólares. Portugal é o 36º classificado, com receitas na ordem dos 354 milhões de dólares. Podem ver o top 100 aqui.

Newzoo 2019 Global Games Market per Region

O relatório indica ainda as 35 maiores empresas no mercado de jogos, liderado pela chinesa Tencent, com a Sony e ficar no segundo lugar, seguida pela Microsoft, Apple, Activision, para completar o top5. As 10 maiores incluem ainda a Google, Netease, Electronic Arts, Nintendo e Bandai Namco.

Em termos de previsões, a Newzoo espera que o segmento mobile continue a crescer ao longo dos próximos anos até atingir um peso de quase 50% das receitas totais da indústria em 2022.

Newzoo Global Games Market 2018 to 2022

Fonte: Newzoo

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis.

Ver todos os posts de Paulo Miranda →