Google Maps irá passar a mostrar informação sobre atrasos e lotação dos transportes públicos

A Google acaba de disponibilizar novas funcionalidades no Google Maps com o intuito de ajudar ainda mais o utilizador a planear o seu trajecto ou viagem. A aplicação vai passar a indicar, em tempo real, informação sobre os atrasos dos autocarros, baseando-se em dados relacionados com tráfego e congestionamentos de trânsito, e indicará, ainda, uma estimativa da lotações do transporte, funcionando com autocarros, metro e comboios.

Em relação à indicação do atraso dos autocarros, a aplicação irá mostrar a duração do atraso e tempos de viagem mais precisos, de forma a dar uma estimativa mais real dos tempos da viagem. Será possível verificar no mapa quais os pontos de maior congestionamento e assim planear alternativas ao trajecto.

Já a estimativa de lotação baseia-se em estimativas elaboradas com base em pesquisas realizadas ao longo dos últimos meses com a indicação fornecida pelos próprios utilizadores. O Maps irá indicar se a determinado hora o transporte em causa virá lotado, com espaço apenas em pé ou com cadeiras disponíveis.

Estes novos recursos estão disponíveis em mais de 200 cidades à volta do mundo, podendo existir algumas lacunas, dependendo da cidade em causa. Em Portugal estará disponível, em Lisboa e no Porto.

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis.

Ver todos os posts de Paulo Miranda →