Conheçam os principais novos jogos mobile anunciados na E3 2019

Decorreu na passada semana a edição deste ano da Electronic Entertainment Expo (E3), a maior feira do mundo dedicada a jogos. Embora o seu maior enfoque seja nos jogos para PCs e consolas, a importância e peso da área dos jogos para smartphones é demasiado importante para ser negligenciado, por isso foram realizados alguns anúncios de títulos mobile que chegarão em breve às lojas de aplicações da Google e da Apple. Seguem os principais jogos mobile anunciados durante o evento.

Tom Clancy’s Elite Squad

Este é o primeiro jogo da famosa franquia a chegar aos jogos mobile. Desenvolvido pela Ubisoft Owlient, Tom Clancy’s Elite Squad é um RPG móvel baseado nas franquias Ghost Recon, Splinter Cell, The Division e Rainbow Six. Pela primeira vez, os jogadores serão capazes de montar uma equipa de personagens lendárias do universo de Tom Clancy, incluindo Caveira, Sam Fisher, El Sueño, Montagne, Nomad e muito mais. Os jogadores participarão em impressionantes combates e tiroteios em tempo real usando os seus melhores soldados à medida que ganham experiência com armas e equipamentos aprimorados. Liderando a equipa nos campos de batalha mais emblemáticos do universo de Tom Clancy, um jogador pode desencadear ordens que mudam a balança do jogo no momento certo, derrotando a equipa adversária.

Commander Keen

Commander Keen foi revelado durante o evento da Bethesda. Trata-se de um dos jogos mais antigos da id Software, lançado originalmente 1990. O jogo para smartphones segue a história dos filhos do Comandante Keen enquanto eles partem numa aventura para salvar Dadmiral Keen. O jogo inclui um modo de história para um jogador, uma jogabilidade baseada na colecção de cartas e um modo PvP on-line onde Billy e Billie lutam entre si.

Telling Lies

Telling Lies é o novo projecto de Sam Barlow, o mesmo que concebeu o premiado Her Story, um dos melhores e mais originais jogos para smartphones. O jogo segue o mesmo esquema do seu antecessor, isto é, trata-se de um filme com personagens reais, neste caso quatro, onde o jogador terá que interagir com elementos do cenário e ligar pistas. O enredo coloca o jogador na posse de um disco rígido roubado da NSA que contém material recolhido das vidas de quatro pessoas ao longo de dois anos. Ele terá que usar o Skype, o FaceTime e outros recursos de vídeo de webcam para relacionar essas quatro pessoas e desvendar os segredos.

Gear POP!

Trata-se de um jogo que mistura as franquias Gears of War e Funko Pop. Com mais de 30 personagens de Gears of War, jogabilidade simples, habilidades especiais e o habitual modo PvP online, é um jogo de tiro arcade com alguns elementos estratégicos. É algo simples e muito mais básico que o Gears of War, mas que deverá funcionar bem nos smartphones, especialmente para os fãs da franquia. Já está em pré-reserva na Google Play, por isso não deve faltar muito tempo para estar disponível para download.

Stranger Things

Em desenvolvimento pela Next Games, trata-se de um novo jogo para smartphones baseado na série original da Netflix, Stranger Things, que irá reinventará o universo da série no estilo dos desenhos animados dos anos 80. Através de mecanismos baseados em localização e integração com o Google Maps, os jogadores poderão explorar Upside Down e descobrir elementos escondidos em torno deles nas suas viagens diárias, assim como trabalhar com outros fãs para combater os inimigos. Está previsto ser lançado em 2020 para dispositivos Android e iOS.

Final Fantasy Crystal Chronicles

Este foi um dos dois jogos mobile baseados na franquia Final Fantasy que a Square Enix anunciou. Originalmente lançado para a GameCube em 2004, esta é a primeira reedição do jogo que, para além do Android e iOS, também terá versões para a PS4 e Nintendo Switch. O jogo conta a história de um conjunto de jovens heróis que tentarão restaurar o Giant Crystal depois de um meteoro o ter destruiu mil anos antes. Tem data de lançamento prevista para este inverno e, do mesmo modo que os restantes jogos da editora, será premium.

War of the Visions: Final Fantasy Brave Exvius

O outro título anunciado pela Square Enix trata-se do segundo jogo do universo Brave Exvius de Final Fantasy. O primeiro é um RPG com elementos gacha e um enredo e banda sonora muito cativantes, tendo obtido mais de 39 milhões de downloads até à date. O novo jogo é um RPG de estratégia com o mesmo estilo de Final Fantasy Tactics. Ele permanece no mesmo universo do Brave Exvius, mas apresenta uma história e elementos de jogo totalmente diferentes. O jogo já está disponível no Japão desde o inicio do ano, devendo chegar ao Ocidente ainda durante este ano.

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis.

Ver todos os posts de Paulo Miranda →