Riot e Tencent estarão a trabalhar numa versão mobile de League of Legends

De acordo com a Reuters, três fontes diferentes confirmaram que a chinesa Tencent está a trabalhar em conjunto com a unidade norte-americana da Riot Games com o objectivo de desenvolver uma versão para smartphones do popular jogo League of Legends. Isto não é nenhuma novidade, há alguns anos que existem rumores desta parceria. Mas actualmente existem indicadores de que algo concreto poderá acontecer num futuro próximo.

O sucesso na China de Honor of Kings, lançado em 2015 pela Tencent e que conta com mais de 140 milhões de utilizadores activos, revela como o mercado chinês está propenso a este tipo de jogos mobile. Embora League of Legends tenha gerado 1,4 mil milhões de dólares de receita no ano passado, estas caíram 21% em relação ao ano anterior, de acordo com analista de dados Statista.

O League of Legends não está a correr tão bem quanto costumava, e por isso a Riot precisa muito de uma nova forma de monetizar o jogo, especialmente considerando que é o único jogo da Riot”, disse Gu Tianyi, analista da Newzoo. Uma versão móvel provavelmente traria mais jogadores asiáticos, que tendem a preferir jogos baseados em dispositivos móveis, enquanto os jogadores ocidentais tendem a preferir PCs ou consolas. Isto é bem patente nos dados facultados pela Newzoo ao indicarem que os jogos para smartphones representaram 57% da receita de videojogos na China em 2018, mas apenas 36% no mercado dos EUA.

Gu acrescentou, no entanto, que seria difícil para uma versão mobile de League of Legends alcançar o mesmo nível de sucesso na China de Honor of Kings sem introduzir inovação no jogo, uma vez que o mercado de jogos do género está bastante saturado.

O League of Legends é o jogo para PCs mais popular classificado pelo número de utilizadores únicos num mês, com 24,7% de todos os jogadores de PC do mundo a jogá-lo em Abril deste ano, segundo a Newzoo, que não adiantou nenhum número absoluto. A final do Campeonato Mundial de League of Legends foi o maior torneio de e-sports de 2018 em horas de transmissão, assistido através do Twitch e do YouTube Gaming, ostentando 81,1 milhões de horas assistidas.

Uma das fontes disse que a Tencent e a Riot estão a trabalhar numa versão móvel de League of Legends há mais de um ano, embora uma outra fonte afirme que é improvável que esta seja lançada em 2019. As fontes recusaram-se a ser identificadas, pois os detalhes do projecto eram confidenciais. Um porta-voz da Tencent recusou-se a comentar e representantes da Riot não responderam aos pedidos de comentários da Reuters, resta aguardar por novidades.

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis.

Ver todos os posts de Paulo Miranda →