EPAL lançou uma nova aplicação que permite conhecer melhor o Museu da Água

A EPAL, Empresa Portuguesa de Águas Livres, disponibilizou na passada semana a aplicação “Museu da Água” que permite conhecer com mais detalhe os monumentos do Museu da Água.

Com esta aplicação, os visitantes têm acesso a informação pormenorizada do Museu da Água e a dados sobre os seus espaços culturais. Desenvolvida pela NextReality, a aplicação foi concebida para o público nacional e para visitantes estrangeiros, utilizando tecnologia de realidade aumentada (RA) para destacar elementos em três dimensões e conferir voz a personagens históricas – argumentos que permitem valorizar o património do museu e enriquecer a visita com elementos interactivos que dão vida à história e que melhoram a experiência do visitante.

A aplicação conta com uma ampla oferta de informações e animações de realidade aumentada que ajudam a conhecer melhor as histórias dos monumentos que fazem parte do museu. O museu tem os seus vários monumentos dispersos por Lisboa: no Aqueduto das Águas Livres poderá percorrer o Vale de Alcântara num percurso de 941 metros entre Campolide e o Parque Florestal de Monsanto, observando a vista sobre a cidade, a partir do arco maior numa altura de 65 metros. O Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras destaca-se pela sua imponente cascata e reservatório com 7,5 metros. Através de uma escadaria interior pode aceder ao terraço panorâmico sobre a cidade de Lisboa. Estes locais foram classificados como Monumento Nacional desde 1910. O Reservatório da Patriarcal localiza-se no subsolo do Jardim do Príncipe Real, mesmo por debaixo do lago de forma octogonal o qual era abastecido pelo reservatório. Vale mesmo a pena subir a Calçada dos Barbadinhos para descobrir a joia da arqueologia industrial, e ver as quatro máquinas a vapor (Windsor) que estiveram a funcionar neste local de 1880 a 1928, responsáveis pela elevação das águas do Rio Alviela para a zona alta de Lisboa. Neste edifício existe hoje a exposição permanente do Museu Água a qual aborda a temática da água de forma interdisciplinar, cruzando a história, a ciência, a tecnologia e a sustentabilidade.

Os visitantes destes locais podem aceder a conteúdo enriquecido com realidade aumentada utilizando a câmara do seu smartphone e vendo as animações no ecrã do equipamento. A aplicação disponibiliza ainda notícias sobre o museu, a agenda cultural, imagens, histórias inéditas sobre algumas personagens da história nacional e dados sobre exposições e informações sobre visitas aos monumentos, entre outras funcionalidades.

Disponível em português, inglês, francês e espanhol, a app desenvolvida pela NextReality pode ser utilizada em equipamentos iOS e Android já está disponível gratuitamente para download no Google Play ou na App Store.

Museu da Água
Museu da Água
Editora: EPAL
Preço: Grátis


por Redacção

Equipa de redacção da Foneplay. Fundada em 2005, a Foneplay é um site focado em todos os assuntos relacionados com telecomunicações móveis, trazendo diariamente notícias e artigos sobre as novas tendências deste mercado.

Ver todos os posts de Redacção →