SCOM é uma aplicação que permite interagir e assinar com o cartão de cidadão

A Present Technologies, empresa tecnológica situada em Coimbra, lançou hoje a SCOM, uma aplicação para smartphones que usar todas as funcionalidades do Cartão de Cidadão em dispositivos móveis, como a leitura e partilha de dados e a Assinatura Digital de documentos PDF, funcionalidades que afirma não existiam até hoje.

“Trata-se de uma aplicação inovadora que surgiu da necessidade existente no mercado e que era uma lacuna até agora, de ler e partilhar dados do Cartão de Cidadão, assim como efectuar a assinatura digital de documentos, em telemóveis ou tablets”, afirmou Ricardo Fonseca, do departamento de Marketing da Present Technologies.

O desenvolvimento desta aplicação surgiu após a empresa ter sido contactada por diversas pessoas e entidades que indicavam a necessidade de tais funcionalidades quando em mobilidade, onde a utilização de um computador não é prática ou de todo impossível, e cuja necessidade de interacção com o Cartão de Cidadão é importante. “Acreditamos que é uma solução única em Portugal. E estamos a preparar-nos para o Cartão do Cidadão Europeu, para quando for lançado nos podermos expandir para outros países», adiantou ainda Ricardo Fonseca.

A SCOM está disponível em três modalidades, uma grátis que permite aceder aos dados de acesso livre e a alguns dados de acesso restrito, uma segunda modalidade que pressupõe o pagamento de uma anuidade de €150 e que permite a partilha e envio destes dados para diferentes serviços, e por fim, uma mais completa, com uma anuidade de €450, que permite emitir a assinatura electrónica que consta no cartão do cidadão.

A SCOM está, para já, apenas disponível para dispositivos Android através da Goole Play, devendo chegar para equipamentos iOS muito em breve.

por Redacção

Equipa de redacção da Foneplay. Fundada em 2005, a Foneplay é um site focado em todos os assuntos relacionados com telecomunicações móveis, trazendo diariamente notícias e artigos sobre as novas tendências deste mercado.

Ver todos os posts de Redacção →