Apps do Google Play irão recompensar utilizadores que assistam vídeos publicitários

Os programadores utilizam cada vez mais e variados métodos para monetizar as suas aplicações e jogos. Uma tendência tem sido recompensar os utilizadores por uma acção monetizável, como assistir a um vídeo, com moedas do jogo ou outros benefícios. Isso oferece aos utilizadores mais opções para experimentarem a app ou o jogo e tem mostrado ser uma forma eficiente de gerar receita a partir de utilizadores que não pagam.

Para suportar este método de rentabilização, a Google apresentou o Rewarded Products, um novo tipo de produto para já apenas disponível em versão beta na Play Console.

Rewarded Products facilita a tarefa dos criadores de apps e jogos de aumentarem a sua base de utilizadores pagantes, com a primeira forma a ser em formato de vídeo. Os utilizadores podem optar por assistir a um anúncio em vídeo e, após a conclusão, ser recompensados ​​com bens virtuais ou moedas do jogo. No exemplo abaixo, o utilizador selecciona assistir ao anúncio recebendo como recompensa o dobro dos pontos.

Isto não é nada de novo, embora fosse preciso utilizar plataformas de terceiros, sendo deste modo mais facilitado e simples a sua inclusão nas apps e jogos. É também uma forma de aumentar as receitas das apps da Google Play que, embora batam as existentes para iOS em número de downloads, ficam muito aquém das mesmas em termos de receitas.

Sobre Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os aspectos relacionados com as telecomunicações móveis.

Ver todos os posts de Paulo Miranda →