A World Wide Wide comemora hoje 30 anos

Foi neste mesmo dia há 30 anos atrás, ou seja a 12 de Março de 1989, que um desconhecido engenheiro inglês de 33 anos, Tim Berners-Lee, submetia uma proposta para um novo sistema de gestão de informação ao seu superior. “Vaga, mas interessante” foi a resposta que teve.

Dois anos depois, este sistema, que viria a ser conhecido como a World Wide Web, já estava a funcionar, mudando para sempre a História da Humanidade e marcando o inicio de uma nova era. A web rapidamente revolucionou a vida como a conhecemos, dando inicio à era da informação. Actualmente, existem quase dois mil milhões de sites online. Seja para ver e-mails, aceder às redes sociais, fazer os trabalhos de casa, jogar ou assistir a vídeos, ninguém consegue imaginar a vida sem a World Wide Web.

Pode aceder aqui a réplica do primeiro site web criado.

A Google não poderia deixar passar este dia em branco, tendo criado um doodle especifico para comemorar esta data.

Doodle da Google de comemoração do 30º aniversário da World Wide Web

A Web não deve ser confundida com a Internet, que vinha evoluindo desde a década de 1960. A World Wide Web é uma aplicação online construída sobre inovações como linguagem HTML, “endereços” de URL e protocolo de transferência de hipertexto, ou HTTP. A Web também se tornou uma comunidade descentralizada, fundada em princípios de universalidade.

Sir Tim Berners-Lee aproveitou este aniversário para expressar a sua preocupação sobre o estado actual da rede global, através de uma carta onde afirma que:

“Hoje, 30 anos após a minha proposta original para um sistema de gestão de informação, metade do mundo está online. É o momento para celebrar o que já conseguimos, mas também uma oportunidade para reflectir até onde ainda temos de chegar. A Word Wide Web tornou-se num fórum público, uma livraria, uma clínica, uma loja, uma escritório, uma escola, uma banco e muito mais. Contudo, a cada novo website, a cada nova característica, a distância entre os que estão online e aqueles que não estão vai aumentando, tornando ainda mais imperativo tornar a Web disponível para todos.”

As celebrações do 30º aniversário da World Wide Web têm início hoje no CERN, em Genebra, com o evento Web@30, presidido por Tim Berners-Lee, com a participação de vários outros especialistas e pioneiros da rede, que debaterão com o público as suas visões sobre o modo digital de hoje e do futuro.

“Há pouquíssimas inovações que realmente mudaram tudo”, disse Jeff Jaffe, CEO do World Wide Web Consortium. “A Web é a inovação mais impactante do nosso tempo.”

Partilhe este artigo:

por Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os assuntos relacionados com as telecomunicações móveis. Facebook | LinkedIn

Ver todos os posts de Paulo Miranda →