Gartner indica que vendas de smartphones estagnaram no último trimestre de 2018

A Gartner indicou num relatório que o mercado mundial de smartphones estagnou no último trimestre do ano passado, totalizando 408,4 milhões de unidades vendidas, um aumento de apenas 0,1% em comparação com o mesmo período de 2017.

Os dois colossos no mercado dos smartphones tiveram decréscimo das suas vendas, com especial impacto na Apple que vendeu cerca de menos 9 milhões de unidades, representando um decréscimo de 11,8% das vendas. Na Samsung o impacto foi inferior, cerca de menos 6% de unidades vendidas. Em oposição, a Huawei reduziu a distância para ambos tendo registado um aumento das vendas de cerca de 44%.

Segundo o jornal Público, a Huawei liderou no trimestre passado em Portugal, com 32% do mercado, seguido pela Samsung com 27% e da Apple com 13%.

Deste modo, e relativo ao ano de 2018, a Samsung continua a liderar com 19% de quota de mercado, seguido pela Apple com 13,4% e depois pela Huawei com 13%. A Xiaomi vem a seguir com 8%.

Segundo Anshul Gupta, analista da Gartner, estas mudanças são resultado de tanto a Apple como a Samsung estarem principalmente a apostar no segmento de gama alta e nos utilizadores que pretendem substituir os seus equipamentos por modelos mais recentes, esquecendo-se de mercados emergentes, com China, Índia ou América Latina, onde os fabricantes chineses estão a conseguir impor os seus produtos.

Talvez os novos modelos com ecrã dobrável venham mudar estas tendências de queda. A Samsung já anunciou o seu primeiro equipamento do género, mas outros fabricantes deverão seguir muito provavelmente fazendo os seus anúncios no Mobile World Congress que se realiza em Barcelona daqui a poucos dias.

Sobre Paulo Miranda

Fundador do projecto Foneplay, desde muito cedo entusiasta pela tecnologia, tendo acompanhado toda a evolução da internet e telemóveis. Trabalha nesta área há muitos anos sendo fã de jogos e de todos os aspectos relacionados com as telecomunicações móveis.

Ver todos os posts de Paulo Miranda →