Quem somos

Foneplay surgiu em Julho de 2005 com o lançamento do site, mas começou a ser pensada e projectada muito antes. O seu fundador, Paulo Miranda, começou a trabalhar na área dos jogos para smartphones desde o ano 2002, seguindo de perto o crescente interesse e importância desta nova área dos videojogos. Observando o que começava a surgir em outros países, a Foneplay foi criada a pensar no lançamento de uma revista sobre esta temática, algo que acabou por acontecer em Abril de 2006. A revista foi sempre o principal enfoque da Foneplay, tendo o site como meio de suporte para a sua divulgação e promoção.

Foneplay é actualmente um site cujo objectivo é ajudar os fãs de jogos para smartphones a terem conhecimento e acesso aos melhores jogos, através de diferentes rubricas e artigos.

Foneplay tem uma equipa de colaboradores que escrevem os diferentes artigos do site, equipa essa sempre em constante mudança. Mas qualquer um pode submeter um artigo que, após revisto e aceite, será publicado no site.

Como sempre foi nosso apanágio, temos vários projectos na manga que esperamos ter a oportunidade de colocar em prática. Contamos com a vossa ajuda nesta tarefa, bastando continuarem a seguir a Foneplay e torna-la na vossa fonte de informação sobre jogos para telemóveis.

Um pouco da nossa história…
Criada a 4 de Julho de 2005, a Foneplay começou com o lançamento do site, o primeiro e ainda o único site português exclusivo sobre jogos para telemóveis. Já com mais de 10 anos de existência, o site da Foneplay é um dos mais antigos relativos à temática dos jogos para telemóveis.

Poucos meses após o lançamento do site, mais concretamente em Dezembro de 2005, a Foneplay faz a sua estreia na imprensa escrita através da edição de um encarte que foi colocado em 3 das maiores revistas da altura, a PC Guia, a BGamer e a MaxiConsolas. A total tiragem destas revistas superava as 100 mil, por isso foi um excelente cartão de visita e de apresentação da Foneplay ao mercado nacional. Este esforço foi compensado, com diversos comentários positivos, quer dos leitores quer das empresas dos jogos, o que acabaria por originar o lançamento da revista Foneplay, cujo primeiro número saiu em Abril de 2006. Como vemos, os primeiros meses da Foneplay foram frenéticos, conseguindo algo inédito no mercado português.

A revista Foneplay tinha uma periodicidade bimestral, trazendo, ao longo das 6 edições do ano, notícias, artigos, mas, principalmente, análises dos mais recentes jogos para telemóveis. Editada ao longo de 25 edições, as tendências do mercado da imprensa escrita e dos jogos levaram ao seu encerramento, que deu origem ao lançamento de uma versão digital da revista.

O primeiro número da Foneplay Digital foi editado em Janeiro de 2011. A edição digital da Foneplay foi lançada em três versões, uma para cada operadora nacional, onde eram destacados os principais jogos do momento com as respectivas análises, a lista dos últimos lançamentos e o top de vendas das respectivas operadoras, em conjunto com uma panóplia de outros artigos e destaques relacionados com este mercado. A revista durou 2 anos, com o último número a sair em Dezembro de 2012.

Ao longo de mais de uma década de existência, a Foneplay celebrou diversas parcerias com outras entidades, como a PC Guia, Optimus/NOS e SAPO, colocando à disposição os seus conteúdos nas suas plataformas e sites.

 

Estatuto Editorial
  1. A Foneplay é um site independente dedicado exclusivamente aos jogos para smartphones
  2. A Foneplay respeita os direitos e deveres constitucionais da Liberdade de Expressão e de Informação
  3. A Foneplay rege-se por critérios jornalísticos de Rigor, Isenção e Imparcialidade, respeitando todas as opiniões ou crenças.
  4. O conteúdo editorial da Foneplay incide em notícias e nas análises de jogos, com especial enfoque em artigos de opinião
  5. Qualquer pessoa pode colaborar com a Foneplay e enviar os seus textos, que poderão ser alvo de edição. Estes textos apenas serão publicados com a autorização dos seus autores originais
  6. Os artigos publicados na Foneplay são todos identificados com o nome dos seus autores e, como tal, representam a opinião dos próprios
  7. A Foneplay potencia a partilha de opinião, o comentário e a discussão em diversos espaços do seu site, garantindo sempre a clara distinção entre o espaço de opinião e o de informação
  8. A Foneplay não se responsabiliza pelos comentários online colocados pelos leitores, podendo remover aqueles que exibam linguagem obscena e ofensiva
  9. A Foneplay assume o compromisso de assegurar o respeito pelos princípios deontológicos e pela ética profissional dos jornalistas, assim como pela boa fé dos leitores
  10. O Foneplay cumpre a Lei de Imprensa e as orientações definidas neste Estatuto Editorial
  11. A Foneplay não segue as regras do novo acordo ortográfico

 

Se quiseres entrar em contacto connosco, basta enviares um e-mail para info@foneplay.net
Para assuntos relacionados com publicidade, enviar um e-mail para: pub@foneplay.net