App Store da Apple comemora hoje o seu décimo aniversário

Faz hoje 10 anos que a Apple lançou a sua loja de distribuição de aplicações para iOS, a App Store. Foi a primeira loja do género e o inicio de uma enorme revolução na forma de distribuição de aplicações e jogos para dispositivos móveis.

Lançada em conjunto com o iPhone 3G, o segundo da série, a App Store tinha apenas 500 aplicações no seu catálogo, números que hoje ultrapassam mais de 2 milhões de apps disponíveis em 155 países diferentes, com os utilizadores a visitarem a App Store com mais frequência, passando mais tempo e fazendo mais downloads do que nunca.

iPhone da primeira geração com a primeira App Store para iOS na tela.Aspecto da App Store aquando do seu lançamento em 2008

 

Phil Schiller, Vice-Presidente da Apple, disse que “Na sua primeira década de vida, a App Store superou as nossas melhores expectativas — de apps inovadoras que eram o sonho de qualquer developer a clientes que fizeram das apps uma parte fundamental do seu dia-a-dia. E isso é só o começo. Estamos muito orgulhosos com o que os developers criaram e o que os próximos 10 anos nos reservam.”

Antes de 2008, o negócio de software era dominado por algumas grandes empresas. A App Store abriu as portas para qualquer developer. Com ela, profissionais independentes e grandes estúdios que tivessem uma boa ideia poderiam criar um app de alta qualidade e oferecê-la sem dificuldades a um número cada vez maior de clientes de todo o mundo. Hoje, esse número ultrapassa os mil milhões de pessoas.

Actualmente a App Store é visitada por mais de 500 milhões de utilizadores todas as semanas, tendo ao longo desta década existido mais de 180 mil milhões de downloads de aplicações que geraram receitas de mais de 100 mil milhões de dólares para os seus criadores.

Deixe um comentário:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *